Os 5 passos para vender e comprar uma loja virtual

5 passos para vender e comprar uma loja virtual



No Brasil existem vários tipos de empresários que querem vender a sua loja virtual, ou para apenas lucrar com a venda do negócio ou para simplesmente partir para um novo projeto. Alguns acabam vendendo por desistirem da ideia do e-commerce, por falta de conhecimento ou recursos.
Na internet existem várias comunidades específicas que os lojistas acabam negociando a loja online.
Vamos ao que interessa, vou aprensentar algumas informações para uma negociação segura:

1- Tenha tudo escrito e documentado

Cada documento da negociação deve ser por escrito, não adianta ficar apenas no aperto de mão, mesmo que você conheça a pessoa, sempre faça por escrito.
Tenha um bom advogado para auxiliá-lo na hora e antes de assinar qualquer documento, lembrando que se ele tiver experiência em serviços digitais, melhor.

2- Faça validações na loja virtual antes de comprar

Essa é a etapa mais dificil, porém a mais importante.
Valide o que você está comprando, faça uma pesquisa sobre a marca e sobre a operação da loja virtual, pois é muito importante você saber como a loja funciona.
Na pesquisa, tente saber informações sobre o sistema de loja virtual utilizado, a performance, a usabilidade do layout, o processo de pagamento, as formas de entrega e a segurança que a loja utiliza. Essa informações você consegue apenas testando a loja com processos de compra.
Existe empresas especializadas para auditar a loja virtual e verificar todo o processo comercial.
Entre em contato com o seu advogado e juntos façam um documento com a intenção de compra, com cláusulas de não divulgação e não concorrência, protegendo a si mesmo contra divulgações do vendedor antes de você adquirir o novo investimento.
Faça uma verificação sobre como é o atendimento ao cliente da loja virtual e se possível a transação financeira também. Não esqueça de verificar a reputação da loja também, pois é muito importante.
Garanta que você não está entrando em uma fria, não caia no papo de vendedor, pois se trata de um novo negócio de sucesso.
Certifique-se que as informações são verdadeiras e que não são apenas para impressioná-lo. Exija demonstrações de resultados da loja, número de acessos do Google Analytics e Google Adwords. Não tenha medo exigir relatórios para o vendedor.

3- Faça e exija garantias para o acordo

As duas partes da negociação devem fazer uma lista de garantias, para serem anexados no contrato, são elas:
Garantias do vendedor
Garantir que tem todos os direitos sobre a loja virtual, ou seja, sobre o domínio, marca, CNPJ, conteúdo da loja e direitos de propriedade intelectual.
Não deve estar sujeito a ação judicial que possa prejudicar o seu patrimônio.
Que todas as informações fornecidas sejam verdadeiras e que tenha pago os impostos.
Garantia do comprador
Tenha recursos financeiros para fechar o negócio e que tenha em mente sobre os pontos fracos do empreendimento.

4- Hora de fechar o negócio

Negocie sempre a melhor forma para ambas as partes, lembrando que quanto mais for possível documentar os recursos melhor, na verdade é muito importante. Se tiver uma conta jurídica, melhor ainda. Você pode parcelar com cartão de crédito, caso for utilizar serviços de meio de pagamento, pode gerar boletos com protesto, caso o comprador não pague, enfim, negocie sempre da melhor maneira possível.
Agora quem vai comprar, pode efetuar o pagamento após cada etapa da entrega seja concluída, ou seja, pagamento por partes.

5- Prevenção de futura concorrência

Coloque um prazo na negociação para impedir do vendedor abrir uma nova loja virtual para criar uma concorrência direta com a sua loja, pois ele tem muito conhecimento sobre o seu empreendimento.
Você deve proibir no contrato o vendedor de abrir uma loja virtual, trabalhar em uma, ser consultor ou criar empresa concorrente.
Para finalizar, ambas as partes devem ser claras e nunca omitir informações, comecem com o pé direito.
Acesse o nosso Blog Marketing no E-Commerce em nosso Tumblr também

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 passos para fazer um e-mail marketing de sucesso

As 4 maiores perguntas sobre o que é uma loja virtual